Associação marca presença na mídia e reforça o trabalho essencial das farmácias de manipulação estéril à sociedade brasileira

Nas últimas semanas, a Associação Nacional Magistral e Estéreis (ANME) se manifestou em diversos veículos de imprensa no Brasil, defendendo a manipulação estéril e as farmácias que realizam um trabalho sério. Comprometidas com o bem-estar, essas farmácias entregam à sociedade produtos de excelente qualidade, conforme impõem as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa (Anvisa). É o caso da matéria produzida pelo veículo de comunicação R7, que destacou o termo utilizado de forma inequívoca e pejorativa, “Chip da beleza”, quando, na verdade, trata-se de implantes hormonais utilizados para a saúde.

Houve também um posicionamento recente da ANME à Folha de São Paulo, em defesa do setor magistral estéril, que realiza uma prática regulamentada, com previsão para atender prescrições para medicamentos e respeito a todas as normas da Anvisa.

Além disso, a ANME fez uma declaração ao G1 sobre o despacho nº 97, de 22 de agosto de 2025, da Anvisa, em que reafirmou que a decisão da Agência Reguladora não proibiu a tirzepatida, mas trouxe mais rigor à fiscalização. Por ter esse caráter, a medida fortalece o setor magistral estéril e valoriza profissionais sérios que seguem normas de segurança. Ainda sobre o tema, a ANME foi pauta também no Congresso em Foco, na oportunidade, a presidente da ANME, Manuela Coutinho, afirmou, em nota, que “trata-se de um avanço que protege o paciente, valoriza as boas práticas e consolida o papel de profissionais sérios e especializados”. Dessa forma, a decisão da Anvisa condiz com o trabalho desenvolvido pela ANME.

Por fim, a ANME contribuiu com informações técnicas ao UOL e ao MSN sobre o despacho da Anvisa a respeito da produção de versões manipuladas de medicamentos indicados para o tratamento de diabetes e obesidade, esclarecendo que a medida não alcança a tirzepatida no Brasil. Tais informações são sérias e técnicas, embasadas sempre em pesquisa científica, respaldo médico e de acordo com as normas de segurança sanitária da Anvisa. Assim, a ANME reforça o seu compromisso em atender a sociedade e fortalecer o setor magistral estéril no Brasil.

Para falar com a assessoria de imprensa, entre em contato pelo e-mail: assessoria.anme@gmail.com.